Meu trabalho
Em que acredito
Acredito que cada paciente é singular, carrega consigo uma história, valores, necessidades individuais e experiências. Diante disso, em minha prática profissional, busco reconhecer as singularidades de cada paciente e proporcionar um cuidado personalizado e compartilhado. Meu objetivo é ajudar o paciente a ser protagonista de seu próprio cuidado.
Minha abordagem
Como Médica Generalista - Residente de Medicina de Família e Comunidade (ainda não especialista) a minha principal abordagem de trabalho é a prevenção e promoção da saúde. Ou seja, cuidado de doenças agudas comuns, gerenciamento de doenças crônicas, cuidado longitudinal, qualidade de vida e prevenção de adoecimentos.
Minha proposta profissional
A proposta de abordagem centrada na pessoa e acompanhamento longitudinal, parte do princípio que as consultas, relação médico-paciente e compartilhamento do cuidado são uma construção. Ou seja, cada consulta corrobora para compreender o indivíduo em todo seu contexto biopsicosocial.
As consultas acontecerão no formato de Telemedicina
O que é Telemedicina?
A Telemedicina é uma inovação que leva os cuidados de saúde diretamente para a casa do paciente, através de tecnologias digitais. Em vez de ir fisicamente a uma consulta, a Telemedicina permite que você consulte profissionais de saúde remotamente, usando dispositivos eletrônicos.
Quando a Telemedicina chegou ao Brasil?
Em 2022 foi sancionada a Lei 14.510 que autoriza e regula a prática da Telessaúde em todo o território nacional. Em concordância, o Conselho Federal de Medicina divulgou no mesmo ano a Resolução nº 2.314/2022 que define e regulamenta a telemedicina no Brasil, como forma de serviços médicos mediados por tecnologias de comunicação.
Apesar da Telessaúde ter sido autorizada no Brasil apenas em 2022, na história mundial é possível identificar sua presença, de forma incipiente, desde as duas grandes guerras mundiais.
Potencialidades da Telemedicina
- Democratização do atendimento (levar atendimento médico para qualquer parte do país)
- Otimização de custos, tempo e deslocamento
- Possibilidade de acesso à populações domiciliadas (com dificuldade de locomoção)
- Há artigos científicos que fazem analogia entre o Teleatendimento e “visita domiciliar”
Limites da Telemedicina
- Conectividade (possibilidade de instabilidades da internet)
- Situações de urgência e emergência
- Condições que exijam exame físico palpatório ou auscultatório
Apesar disso, Nos últimos anos muito se tem estudado e avançado sobre telepropedêutica (realização de exame físico e avaliação dos sinais vitais à distância).
Imagens ilustrativas obtidas no Freepik
Sobre a Plataforma de Teleatendimento
As Teleconsultas (videochamada, registro de prontuário, elaboração dos documentos médicos...) acontecerão mediante plataforma especializada em Telessaúde, a qual foi escolhida cuidadosamente. Possui criptografia e armazenamento da infraestrutura da AWS (Amazon Web Service), segue as conformidades da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e a assinatura eletrônica está certificada pela ICP Brasil.
Para muitos a Telemedicina é um formato de atendimento novo que pode gerar um pouco de insegurança, mas não se preocupe, vou acompanha-lo(la) no passo a passo para acessar a plataforma.
Formatos de atendimento
Perfil dos pacientes
- Homens e mulheres
- Idade: ≥ 18 anos
- Atenção! Não atenderei crianças e gestantes